terça-feira, 8 de abril de 2025

TEA 2.º A

 Tempo de Estudo Autónomo

O TEA integrou a planificação da turma A do 2.º ano, num tempo semanal, na disciplina de Apoio ao Estudo.

  • ”É um lugar que tem muitas coisas novas para aprender. "
  • “É para nós estudarmos o que temos mais dificuldade. "
  • “É muito importante para mim. É o tempo mais silencioso na turma.”
  • “É um tempo que escolhemos as coisas que temos mais dificuldade para nós aprendermos.” 
  • “É um tempo em que eu posso estudar.” 
  • “É quando nós podemos aprender mais e nos divertimos muito. Eu gosto muito do Tempo de Estudo Autónomo.” 
  • “É um trabalho importante.” 
  • “É para nós treinarmos o que não sabemos muito bem.”   
  • “É uma coisa que nós fazemos para aprender.”  
  • “É muito bom porque a gente pode fazer com os nossos amigos.”  
  • “É um trabalho incrível para eu estudar porque é bom para mim.”   
  • “É uma atividade muito diferente que podemos ajudar os outros que têm mais dificuldade.”
  • “É um tempo para aprender o que não sabemos. Também é um sítio para treinar o que não sabemos. "
  • “É um tempo livre que tem jogos matemáticos e leitura.” 

“O trabalho durante o Tempo de Estudo Autónomo é guiado pelo Plano Individual de Trabalho (PIT), a partir do campo destinado às tarefas que se realizam durante o TEA e que o aluno prevê realizar.”                                                                                                     Carmen Assunção



“...esses caminhos de futuro não vão surgir de nenhuma ideia extraordinária, não vão surgir de uma coisa magnífica, vão surgir do nosso trabalho juntos, vão surgir da nossa capacidade de pensarmos, de refletirmos... É aqui que se encontram os caminhos de transformação da escola e da educação.”
                                                                                        Os futuros da educação, António Nóvoa



“... processo autorregulado de aprendizagens cooperadas.” Niza, 2000, p. 44

















1 comentário: