domingo, 14 de novembro de 2021

Filosofia com Cinema para Crianças (FcCpC)

Na semana de 8 a 12 de Novembro, o festival CINANIMA viajou de Espinho para Almada. Nas salas do pré-escolar da EB/JI Feliciano Oleiro, o cinema de animação tomou um lugar de destaque. Silenciou-se, viu-se, ouviu-se, perguntou-se, falou-se, escutou-se, dançou-se. Sim, o cinema também se dança. Sozinhos, a pares, ao colo, no chão.

As crianças estranharam-se, e depois questionaram-se, sobre a realidade e a fantasia nos filmes:

Porque é que os fósforos jogam à bola? (D, 5 anos)

Porque havia lá médicos? (H, 4 anos)

Só os fósforos a fingir é que jogam à bola! (RC, 5 anos)

Também podiam ser cotonetes a jogar à bola! (G, 5 anos)

E rimos, quando o caracol apagou a vela! E pediram para ver outra e outra vez, para rir outra e outra vez. Quando as crianças começam a rir pelos olhos, riem e vivem com o corpo todo, entre os seus tempos infantil e biológico.

“Podemos ver mais um? Ou já é hora do lanche?” (T, 5 anos)

Falámos sobre coisas pequenas e grandes, tesouros diversos: “O meu tesouro era um pneu voador dourado de chocolate, para dar à minha mãe!” (P, 4 anos).

Por vezes levantamos a mão, mas esquecemos o que queríamos perguntar: “Vou pensar outra vez.” (BL, 5 anos)

E no último dia, entre diálogos em português e ucraniano (bom dia, até amanhã, obrigado, amarelo, azul, verde, vermelho, preto, branco, cão, leão, pão, água.- cortesia da O, 5 anos e da E, 4 anos), dançámos música mexicana, enquanto comíamos castanhas cozidas e assadas. E dançámos, outra e outra vez, sozinhos, a pares, no chão e ao colo (sim, gostamos muito de dançar ao colo). Uma autêntica vivência multicultural.

Obrigado CINANIMA! Até para o ano!

Educadores Isabel Loução e Ricardo Frias

Sem comentários:

Enviar um comentário